Projeto ‘Sebrae Varejo’ realizado em parceria com a ACCUIABÁ vai fortalecer o setor varejista

O objetivo do projeto ‘Sebrae Varejo’ é ajudar o empresário a aumentar o faturamento, estruturar as lideranças e inovar nas empresas

O Serviço de Apoio às Micro e Pequenas Empresas de Mato Grosso (Sebrae/MT) lançou oficialmente o projeto “Sebrae Varejo”, realizado em parceria com a Associação Comercial e Empresarial de Cuiabá (ACCUIABÁ) para ajudar o empresário a aumentar o faturamento, estruturar as lideranças e inovar nas empresas. A ação apresentada durante evento no hotel Mato Grosso Palace Hotel, para mais 150 empresários cuiabanos, contou com uma palestra do influencer em vendas, Maurecy Moura, de São Paulo.

Maurecy Moura

As empresas do setor varejista desempenham um papel crucial na economia local de Mato Grosso, representando cerca de 2% dos pequenos negócios do estado. Lélia Brun, diretora Superintendente do Sebrae/MT, reforça que o setor gera emprego e renda, e, contribui diretamente para a prosperidade das comunidades.

“Por isso, o intuito do projeto é olhar para essas empresas e ajudar a impulsionar esses negócios, alavancando as vendas, aumentando o faturamento e desenvolvendo as equipes e as lideranças. O setor de moda e vestuário em Mato Grosso cresceu 16% nos últimos quatro anos, com mais de 28 mil pequenos negócios no setor de moda e vestuário, representando cerca de 2% do total de pequenos negócios no estado. Somente este ano, o Sebrae atendeu quase 20 mil pequenos negócios do varejo em todo estado, sendo que quase a metade deles foram aqui na baixada cuiabana”, disse, ao apresentar números que reforçam a relevância desse setor para a economia.

“O nosso objetivo é ampliar estes números, fortalecendo cada vez mais a atuação deste importante segmento para o estado e diz que o Sebrae está aqui para ajudar e apoiar os empreendedores deste mercado tão desafiador”, conclui.

Jonas Alves, presidente da ACCUIABÁ e da Facmat (Federação das Associações Comerciais e Empresariais do Estado), ressaltou a importância de se olhar para o Centro Histórico de Cuiabá, onde se concentra grande parte do setor varejista da Capital.

“Nós queremos que o Centro Histórico melhore a infraestrutura, que a gente traga políticas públicas que melhorem a condição de negociar dentro desse ambiente, e que eles consigam crescer e acompanhar a evolução do mercado, para que todas as empresas prosperem. E, este projeto vai ajudar a melhorar a atuação dos nossos empresários da região central e também de toda a Capital”, disse Jonas, que também é presidente do Conselho Deliberativo Estadual do Sebrae/MT.

Jonas ainda reforçou que “a parceria entre o Sebrae e a ACC é uma importante ação para apoiar os empresários, vocês podem contar conosco para melhorarem o seu ambiente de negócios. E vamos continuar lutando pela causa dos empresários cuiabanos”, disse.

O evento ainda contou com a participação do professor Maurecy Moura que deu uma palestra show com a temática: ‘Como vender todos os dias: transformando seu negócio em um imã de cliente’. Com a missão de acelerar vendas no Instagram, Moura é autor de cursos vendidos no brasil e exterior, e ensina de forma praticar com alcançar resultados em vendas.

A palestra se interliga com outro objetivo do programa de varejo, que é ensinar e capacitar empreendedores do setor para venderem não somente no presencial, mas também no digital.

Diego Menegatti, gestor do setor varejista da agência Sebrae/MT em Cuiabá, destaca que “o intuito é potencializar as vendas desses empreendedores no digital e que para isso eles precisam ter um planejamento, e treinar os seus colaboradores para essa realidade”, falou.

Sebrae Varejo

O programa surgiu da parceria entre o Sebrae/MT e a Associação Comercial e Empresarial de Cuiabá (ACCUIABÁ), com o objetivo de transformar os pequenos negócios da baixada cuiabana. Com foco em aumentar o faturamento, capacitar a mão de obra e fortalecer a sua governança, para que os gestores desenvolvam ações em conjunto para o crescimento local.

Serão seis meses com várias masterclasses, mentorias e consultorias que irão desenvolver o empresário, o gerente e o vendedor. Se você é um empreendedor do ramo e tem interesse em participar do programa, entre em contato:

e-mail agênciasebraecuiabá.mt.sebrae.com.br

telefone 0800 570 0800