Facmat firma parceria com o Sebrae/MT para promover a internacionalização dos pequenos negócios

Programa de acesso ao mercado internacional visa incentivar a competitividade por meio de mentorias, capacitações e consultorias aos empresários mato-grossenses

A Federação das Associações Comerciais e Empresariais de Mato Grosso (Facmat) assinou, nesta terça-feira (07.05), um acordo de cooperação para impulsionar a participação de empresas mato-grossenses no comércio exterior.

A iniciativa, chamada "Projeto de Internacionalização de Empreendedores Meeting Comex", proposta pelo Sebrae Mato Grosso, tem como meta aumentar a competitividade das micro e pequenas empresas (MPEs) atendidas, proporcionando ganhos de produtividade e expansão de mercados, com foco na preparação para o acesso aos mercados internacionais.

Além disso, o projeto visa atender microempreendedores individuais, microempresas e empresas de pequeno porte já internacionalizadas, bem como aquelas que buscam iniciar o processo de internacionalização, nos macrosegmentos multissetoriais dos biomas Amazônico, Cerrado e Pantanal.

Segundo Jonas Alves, presidente da Facmat e do Conselho Deliberativo Estadual do Sebrae/MT, o projeto de internacionalização 'Meeting Comex' representa um importante avanço no fortalecimento dos pequenos negócios em Mato Grosso. Ele ressalta que os micros e pequenos empresários desempenham um papel crucial na economia local, movimentando-a e contribuindo para sua prosperidade.

"É fundamental que ofereçamos um suporte ainda maior a esses empreendedores. Eles têm um potencial incrível para levar seus negócios além das nossas fronteiras nacionais. Ao fazer isso, não só terão acesso a novos mercados, mas também abrirão portas para oportunidades de crescimento e desenvolvimento que antes pareciam inalcançáveis”, destacou Alves, frisando que a Facmat, com o apoio de parcerias do Sebrae/MT, está pronta para auxiliar os empresários a conquistarem todo o seu potencial e contribuir ainda mais para a economia local e nacional.

A diretora superintendente do Sebrae/MT, Lélia Brun enfatizou a importância das ações conjuntas para aumentar a competitividade dos pequenos negócios.

"Quando abordamos a internacionalização, estamos falando de impulsionar o desenvolvimento e abrir novos mercados para os pequenos negócios. O Sebrae Mato Grosso está totalmente comprometido em auxiliar e apoiar os empreendedores em sua jornada internacional, que vai além de simplesmente importar ou exportar. Estamos focados em oferecer suporte em inovação, gestão, qualificação e preparação, capacitando esses pequenos negócios para acessarem mercados além-fronteiras", salientou a diretora.

Para os empresários interessados em participar do programa de Internacionalização do Sebrae/MT, mais informações podem ser obtidas nas agências distribuídas pelo estado ou pelo site da entidade (www.sebrae.com.br).

Além da Facmat, também participaram da assinatura do termo de cooperação técnica, os Correios, Sedec-MT, Federação das Indústrias do Estado de Mato Grosso (Fiemt), Federação do Comércio de Bens, Serviços e Turismo do Estado de Mato Grosso (Fecomércio-MT), Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT) e Porto Seco. (Com informações do Sebrae/MT)