Pequenas empresas devem movimentar R$ 52 milhões no Dia dos Namorados, aponta pesquisa do Sebrae/MT

Segundo levantamento, 57% das pessoas têm intenção de presentear o (a) companheiro (a), sendo que 20% desses pretendem comprar presentes dos pequenos empresários

O Dia dos Namorados, comemorado no dia 12 de junho, é considerado uma das principais datas no calendário comercial e, o pequeno empreendedor pode ficar otimista. Segundo pesquisa recente realizada pelo Serviço de Apoio às Micro e Pequenas Empresas em Mato Grosso (Sebrae/MT), 57% das pessoas têm intenção de presentear o (a) companheiro (a), sendo que 20% pretendem comprar presentes dos pequenos empresários, o que deve movimentar a economia do estado em R$ 52 milhões.

Ainda, conforme o estudo, os gastos para o Dia dos Namorados poderão render no total cerca de R$ 258 milhões à economia, incluindo todos os estabelecimentos comerciais.

A pesquisa aponta que as pessoas tendem a comprar um item de presente na média de R$ 301. Entre os itens mais procurados na lista dos apaixonados se sobressaem as roupas, com 19%, seguido de perfumes, joias e acessórios.

A maioria dos consumidores deve procurar por lojas de departamento, entretanto, 20% vai optar por comprar em lojas pequenas.

Para Jaqueline Trentino, responsável pela pesquisa idealizada pela Gerência de Inteligência de Mercado do Sebrae/MT, cerca de 24% das pessoas que não adquiriram presentes no ano passado devem presentear o (a) parceiro (a) neste dia 12 de junho.

“O objetivo da pesquisa foi saber a intenção de consumo das pessoas para o Dia dos Namorados, para subsidiar os empresários quanto a que materiais eles devem comprar mais e quais dias os consumidores comprarão mais, se no início da semana ou na véspera do dia 12 de junho. O estudo ajuda na criação de estratégias de vendas”, pontuou Jaqueline Trentino.

A pesquisa quantitativa do Sebrae/MT foi realizada entre os dias 08 e 19 de maio, com 1116 entrevistados em todo o estado.