Como usar o score de crédito para aumentar vendas e reduzir inadimplência

Como usar o score de crédito para aumentar vendas e reduzir inadimplência

O score de crédito é indispensável para qualquer empresa que pretende diminuir os riscos de inadimplência, aumentar as vendas e, assim, se manter competitiva em um mercado cada vez mais acirrado. É através dos dados que as organizações conseguem tomar decisões mais assertivas sobre concessão e limite de crédito. 

Ficou interessado sobre o tema? Neste conteúdo iremos explorar o funcionamento do score de crédito, como utilizá-lo para reduzir os riscos de clientes inadimplentes e melhorar o número de vendas. Portanto, se você quer entender como o score de crédito pode contribuir para o desenvolvimento do seu negócio, continue a leitura! 

Como consultar o Score de crédito?

O score de crédito indica o perfil financeiro de cada cliente, através de um sistema de pontos. Em outras palavras, a ferramenta identifica quem é bom ou mau pagador. E essa pontuação é calculada com base em informações sobre o histórico de crédito do consumidor, como pagamentos em dia, atrasados e dívidas em aberto. 

Como é calculado o Score de crédito?

O cálculo do score de crédito é feito por empresas de credibilidade e especializadas em análise de crédito, como a Boa Vista. Para determinar a pontuação, as instituições utilizam o histórico de crédito do consumidor. Dentre os dados que são levados em consideração durante a análise, estão:

  • Histórico de pagamentos: a pontualidade nos pagamentos é um dos fatores mais importantes para o cálculo do score de crédito. Se estiverem em dia, aumentam a pontuação, enquanto atrasos e inadimplência reduzem.
  • Utilização de crédito: a quantidade de crédito utilizado em relação ao limite disponível também é um fator importante. Quanto mais próximo do limite, maior o risco de inadimplência.
  • Histórico de crédito: o tempo de uso do crédito e o comportamento em relação a empréstimos e financiamentos também são levados em consideração.
  • Informações cadastrais: informações pessoais, como idade, endereço e renda, também são utilizadas no cálculo do score de crédito.

Também é importante entender: o score é apenas uma ferramenta para auxiliar as empresas a identificarem situações de inadimplência e tomarem medidas mais informadas sobre limite e concessão de crédito, não uma medida definitiva da capacidade do consumidor de honrar seus compromissos financeiros. 

Qual a importância do score de crédito para as empresas?

O score de crédito é uma importante ferramenta para as empresas que concedem crédito aos clientes. Veja abaixo algumas das principais razões pelas quais o score de crédito é importante para as organizações.

Diminuição do risco de inadimplência

O score de crédito permite que as empresas avaliem qual é a probabilidade de um cliente honrar seus compromissos financeiros. Com base nessa avaliação, as empresas podem reduzir o risco de inadimplência e tomar decisões mais assertivas sobre a autorização e limites de crédito, além de taxas de juros. 

Definição de limites de crédito

Com base no score de crédito, as empresas podem definir limites de crédito mais precisos e personalizados para cada cliente. Isso permite que a empresa conceda crédito de forma mais segura e evite o não cumprimento das obrigações financeiras.

Oferta de melhores condições de crédito

A análise do score de crédito permite que as empresas possam identificar clientes que são bons pagadores e, assim, oferecer melhores condições de crédito, como taxas de juros mais baixas e limites de crédito mais altos. Isso pode ajudar a fidelizar o consumidor e melhorar o relacionamento entre ele e a empresa. 

Melhora no relacionamento com o cliente

Ao utilizar o score de crédito de forma estratégica, as empresas podem melhorar o relacionamento com o cliente, oferecendo condições de crédito mais personalizadas e adequadas ao perfil de cada um. Isso pode ajudar a melhorar a experiência do cliente e aumentar a satisfação com os serviços oferecidos pela empresa.

Como o Score de crédito pode aumentar as vendas?

Através das informações obtidas pelo score como pagamentos em dia e histórico de crédito, a empresa pode selecionar aqueles clientes com maior probabilidade de cumprir as obrigações financeiras e priorizá-los na oferta de crédito. Isso permite a concessão de crédito de forma mais segura e evita o risco de inadimplência. 

Portanto, ao utilizar o score de crédito de forma estratégica, a empresa pode, além de reduzir o número de clientes devedores, aumentar as vendas com segurança.

O Score de crédito pode influenciar na aprovação de crédito?

A resposta para essa questão é sim! Isso porque, empresas que concedem crédito utilizam os números do score para analisar quais os reais riscos de inadimplência e tomar as medidas cabíveis a respeito da autorização de crédito.  

Assim, os consumidores que têm a pontuação alta possuem risco baixo de se tornarem inadimplentes e, assim, a probabilidade de aprovação de crédito é maior. Por outro lado, consumidores com pontuações mais baixas geralmente têm mais dificuldade em obter crédito. E se conseguirem, o limite pode ser bem menor.

Como a inadimplência afeta o score de crédito?

O não pagamento das obrigações financeiras, a inadimplência, é uma das principais causas de impacto negativo no score de crédito do consumidor. Isso acontece porque quando alguém deixa de pagar alguma conta ou atrasa, fica registrado em seu histórico de crédito e pode acabar diminuindo a pontuação.  

Além disso, quanto mais tempo de inadimplência, maior é o efeito negativo no score. As dívidas atrasadas por mais de 90 dias, por exemplo, reduzem de maneira significativa a pontuação do score.

O não pagamento das obrigações financeiras, a inadimplência, é uma das principais causas de impacto negativo no score de crédito do consumidor. Isso acontece porque quando alguém deixa de pagar alguma conta ou atrasa, fica registrado em seu histórico de crédito e pode acabar diminuindo a pontuação.  

Além disso, quanto mais tempo de inadimplência, maior é o efeito negativo no score. As dívidas atrasadas por mais de 90 dias, por exemplo, reduzem de maneira significativa a pontuação do score.