Risco de negócio: o que é e como reconhecer na sua empresa

Risco de negócio: o que é e como reconhecer na sua empresa

Um risco de negócio é um evento que pode afetar os resultados de uma empresa e causar prejuízos. Este perigo nem sempre é evidente e, por isso, estar preparado para identificar, analisar e solucionar os riscos de negócio pode poupar sua empresa de muitos contratempos, inclusive, do fechamento dela, por exemplo. 

Os riscos de negócio podem variar de acordo com cada empresa e, neste artigo, separamos os principais. Acompanhe! 

Você vai ler neste artigo: 

  • Quais são os tipos de riscos de negócio? 
  • Como minimizar o risco financeiro e de crédito 
  • Como definir o risco de inadimplência para diminuir os riscos financeiros e de crédito? 

Quais são os tipos de riscos de negócio? 

Os riscos de negócio são classificados em dois tipos: risco sistêmico - que envolve perigos relacionados ao sistema econômico e ao mercado em que sua empresa está inserida -; e risco não sistêmico - que é um perigo interno, intrínseco à organização. 

De acordo com a sua natureza, os riscos de negócio são divididos e classificados em sete categorias. Leia sobre cada um deles a seguir. 

1 | Riscos de mercado 

Taxas de câmbio, alterações em políticas internacionais e crise econômica mundial são riscos de mercado que podem afetar pequenas e médias empresas. Este risco de negócio pode ser minimizado a partir do monitoramento das influências do mercado e identificação das ameaças. 

2 | Riscos de reputação 

Uma vez que a reputação de pequenas e médias empresas é abalada, os clientes podem migrar para a concorrência e deixar o seu negócio à beira da falência. Manter a reputação da sua pequena ou média empresa diz respeito a evitar que sua organização ou seus gestores e colaboradores se envolvam em esquemas de fraude ou corrupção. Uma empresa também não é bem vista no mercado quando dados de clientes são vazados, o que torna seus consumidores passíveis de sofrerem fraudes de identidade. 

3 | Riscos de crédito 

A inadimplência é o principal risco de crédito. Clientes inadimplentes geram grande consequência na saúde financeira do negócio. O não recebimento pelo produto vendido ou serviço prestado acarreta em prejuízos e impacta o fluxo de caixa das organizações. Por isso, definir o risco de inadimplência pode ajudar a diminuir as chances do seu negócio fechar parcerias com consumidores que não pagam em dia suas dívidas.  

4 | Riscos nas operações 

Estes riscos acontecem quando algum problema operacional afeta os resultados da empresa, como problemas em máquinas e sistema ou falta de pessoal, por exemplo. O risco de operação pode ser reduzido com a adoção de mecanismos de revisão gerencial e da criação de planos de cargos e salários, com definição de funções e responsabilidades 

5 | Riscos financeiros 

Um risco financeiro acontece quando sua empresa tem mais dívidas para pagar que dinheiro para receber. Um planejamento financeiro minucioso pode evitar que ela sofra com este erro. 

6 | Riscos estratégicos 

Pequenas e médias empresas têm poucos processos formalizados para tomada de decisões em momentos de crise, como mudanças no mercado ou a chegada de um concorrente forte para a mesma região de atuação do seu negócio. A maneira de minimizar os efeitos causados pelos riscos estratégicos é monitorar constantemente o mercado, realizando pesquisas com base nas tendências do setor e de seus concorrentes. 

7 | Riscos de equipamentos e tecnologia da informação 

Um risco de equipamentos e tecnologia da informação ocorre quando sua empresa não consegue operar por falha ou inatividade de um sistema. Isso porque diversos negócios dependem de sistemas computacionais para manter a operação. A alternativa é manter sistemas atualizados e equipamentos modernos. 

Como minimizar o risco financeiro e de crédito 

pesquisa Inadimplência e Endividamento no Brasil, estudo semestral da Boa Vista, revelou que 42% dos brasileiros inadimplentes se depararam com uma situação pior na segunda metade de 2022. Além disso, segundo os entrevistados, os principais motivos da inadimplência no2º semestre foram: desemprego (30%), diminuição da renda (26%) e despesas com educação e saúde (15%). 

É possível definir o risco de inadimplência para evitar que a sua empresa não receba o pagamento de um cliente, além de diminuir as chances do seu negócio fechar parcerias com consumidores que não quitam suas dívidas. 

Ainda existem soluções da Boa Vista, que utilizam inteligência analítica na interpretação do banco de dados sobre o histórico de pagamento e a saúde financeira dos clientes. Através destas informações é possível analisar quem é o cliente ou parceiro com o qual a sua empresa está negociando e diminuir os riscos de inadimplência. 

Consulta de CNPJ e CPF de clientes 

Acerta Positivo, produto da Boa Vista para empresas de todos os portes, realiza análises para concessão de crédito à pessoas físicas baseado no Cadastro Positivo, que vai além das informações restritivas. 

histórico de pagamentos é um indicador extremamente importante para ser avaliado, pois irá confirmar se o consumidor honra com seus compromissos em dia. Assim, é possível identificar bons e maus pagadores. Com essas informações, sua empresa pode fechar negócios com mais segurança e menos risco de inadimplência. 

Outra ferramenta importante que a Boa Vista disponibiliza aos seus clientes é o Power Score. Esta solução é utilizada pelas empresas para avaliação de risco de inadimplência na concessão de crédito para pessoas físicas. Para isso, nossos clientes têm acesso a nossa base de dados que inclui Cadastro Positivo, Cadastro Negativo, bases alternativas e muitas outras.  

O nosso modelo de concessão gera o score de crédito do cliente, uma pontuação de 0 a 1.000 que apresenta a relação do consumidor com o dinheiro. Através desta avaliação, é possível identificar quais clientes apresentam maior risco de inadimplência. 

A pontuação é calculada automaticamente por meio de parâmetros matemáticos e tecnológicos baseados nos padrões de consumo de cada cliente. O score leva em consideração hábitos de compras, rotina de pagamentos, solicitações de créditos, além de outras questões que contribuirão na atribuição de pontos de cada pessoa.   

Como definir o risco de inadimplência para diminuir os riscos financeiros e de crédito? 

Avaliar o risco de inadimplência ajuda a observar o comportamento financeiro do cliente e, por este motivo, é uma prática fundamental para manter seu negócio saudável. A seguir, explicamos o que é e como definir o risco de inadimplência de clientes. Acompanhe! 

Esta avaliação leva em conta o perfil do cliente e seus hábitos de consumo e pagamentos. A seguir, listamos 3 maneiras de definir o risco de inadimplência do cliente. 

1 | Análise de crédito 

Esta é a etapa principal da concessão de crédito e avalia os hábitos de consumo e pagamentos do cliente. Fazer esta avaliação do perfil do consumidor permite que seu negócio possa vender com mais segurança e menos riscos de inadimplência. Com o uso de inteligência analítica, você pode cruzar os dados cadastrais do cliente com a pontuação do score e determinar o risco de concessão de crédito para este usuário. 

2 | Dados atualizados dos clientes 

Mantenha todas as informações sobre seu consumidor atualizadas. Tenha o hábito de confirmar com ele, a cada nova compra, dados cadastrais básicos, como endereço residencial, telefone de contato e e-mail. Ter essas informações facilita o processo de cobrança em caso de inadimplência. Nada pior que tentar cobrar a dívida de alguém com quem você sequer consegue entrar em contato. Além disso, deixe as informações sobre pagamentos sempre atualizadas, isso evita uma cobrança indevida. 

3 | Mantenha contato constante com seu cliente 

A pesquisa da Boa Vista mostrou que os clientes costumam pagar primeiro as contas pelas quais eles são cobrados com antecedência. Por isso, manter uma boa relação com seu consumidor faz com que sua empresa entre na lista de prioridades de pagamento. Afinal, quem tem uma dívida, tem sempre outras duas ou três. 


Fonte: Boa Vista