Capacitação em FCO Digital facilita crédito para empresários de MT; Associações Comerciais são parceiras

Para facilitar o processo de obtenção de crédito pelo Fundo Constitucional de Financiamento do Centro-Oeste (FCO), produtores rurais e empresários mato-grossenses participaram nesta terça-feira (07.03), de uma capacitação em FCO Digital.

Com realização do Sistema OCB/MT, em parceria com a Federação das Associações Comerciais e Empresariais do Estado de Mato Grosso (Facmat) e apoio da Superintendência do Desenvolvimento do Centro-Oeste (Sudeco) e da Secretaria de Desenvolvimento Econômico do Estado de Mato Grosso (Sedec-MT), o treinamento permite aos usuários, preencher Cartas-Consultas e acompanhar o trâmite de sua proposta junto a instituições financeiras e Conselhos de Desenvolvimento Econômico de cada Estado.

Oferecida gratuitamente, a capacitação realizada de forma presencial na sede do Sistema OCB/MT, em Cuiabá, na tarde desta terça-feira (07.03) e também disponibilizada pelo canal do YouTube da entidade (www.youtube.com/watch?v=I1SFUFJFBDw), contou com as presenças dos membros das instituições parceiras.

Na oportunidade, o presidente da Facmat, Jonas Alves, enfatizou a importância do FCO Digital para a atividade empresarial, principalmente para o comerciante que precisa de investimento com maior prazo e frisou que a entidade irá auxiliar na difusão da linha de crédito junto as 56 Associações Comerciais filiadas.

“Essa é uma das únicas linhas de crédito que temos no nosso segmento com prazo de carência maior, de suma importância para o empresário que está realizando algum investimento de ampliação, como uma nova filial, que exige um tempo de maturação e de retorno desse capital investido”, explicou Alves, reiterando que a equipe da Facmat irá propagar a iniciativa para todo o estado.

Para o superintendente da OCB/MT, Frederico Azevedo, a mudança na forma de solicitação de crédito dos recursos do FCO visa desburocratizar o acesso ao crédito, importante fonte para produtores, consumidores e para o comércio em geral.

“É muito importante a parceria da Facmat e da Sudeco, justamente pela necessidade de melhor repassar o conhecimento, tanto de quem opera o crédito, quanto de quem concede. Quanto mais os produtores e comerciantes tiverem conhecimento de como acessar, mais fácil conseguimos fazer a entrega do crédito, que é a grande necessidade para a indústria, comércio e serviços”, pontuou o superintendente.

Também presente no evento, o secretário em exercício da Sedec-MT, Anderson Lombardi, lembrou que a criação do FCO Digital aconteceu com iniciativa da pasta, que começou seu sistema próprio de FCO, despertando interesse da Sudeco para unir forças e criar um sistema único.

“O FCO Digital existe graças a equipe Sedec-MT e hoje todo o estado consegue participar. Mato Grosso, mais uma vez sendo o destaque em nível nacional”, declarou Lombardi, ressaltando que a equipe do órgão está à disposição para esclarecer qualquer dúvida referente ao sistema.

A partir de 11 de fevereiro, a solicitação de crédito dos recursos do FCO (Fundo Constitucional de Financiamento do Centro-Oeste) passou a ser feita de maneira 100% digital, conforme publicado na Resolução no Diário Oficial da União.

Sobre o FCO Digital

O FCO Digital é um serviço online que permite aos produtores rurais e empresários interessados em financiamento junto ao Fundo Constitucional de Financiamento do Centro-Oeste (FCO) preencher Cartas-Consultas e acompanhar o trâmite de sua proposta junto a instituições financeiras e Conselhos de Desenvolvimento Econômico de cada Estado.

Fonte: Assessoria Facmat