Detran disponibiliza mais de 20 serviços de habilitação e veículos de forma online

Como forma de proporcionar mais agilidade e praticidade aos cidadãos de Mato Grosso no acesso aos serviços do Departamento Estadual de Trânsito (Detran-MT), o Governo de Mato Grosso disponibiliza mais de 20 serviços do órgão que podem ser realizados de forma online, seja pelo site (www.detran.mt.gov.br) ou pelo aplicativo MT Cidadão.

“Estão disponíveis os serviços que são mais buscados nas unidades do Detran, para facilitar a vida do cidadão e evitar o deslocamento desnecessário. Nossa expectativa com isso é reduzir em até 90% a procura pelos serviços de maneira presencial. Atualmente, mesmo para quem precisa realizar algum serviço na unidade do Detran, o atendimento é rápido, pois é feito com dia e horário marcado previamente através do site do órgão”, pontuou o presidente da autarquia, Gustavo Vasconcelos.

Dentre os serviços disponibilizados de forma online estão a renovação da Carteira Nacional de Habilitação (CNH) e a emissão do Licenciamento Anual do Veículo. De junho de 2020, quando a renovação da CNH foi disponibilizada nas plataformas, até dezembro de 2022, foram iniciados quase 170 mil solicitações a partir do aplicativo MT Cidadão e pelo site do Detran.

O servidor público Vicente Ferreira foi um dos motoristas que utilizou as plataformas para renovar a habilitação. “Fiz tudo muito rápido e de forma prática pelo aplicado MT Cidadão. Precisei fazer presencialmente apenas o exame médico e depois para ir buscar a minha CNH no Detran”, relatou.

A emissão do Licenciamento Anual do veículo também pode ser realizada de forma 100% online. A taxa pode ser emitida no site do Detran, na opção “Consulte Seu Veículo”, ou pelo aplicativo MT Cidadão. Após o pagamento, o cidadão pode imprimir o documento, em formato de papel A4, no próprio site do Detran, em qualquer lugar que tenha acesso à internet e impressora.

A nova versão do Licenciamento tem caráter definitivo, não sendo mais emitido o documento em papel moeda, o antigo “verdinho”.

“Nossa meta é continuar avançando no processo de modernização dos serviços do Detran para tornar o órgão cada vez mais digital e menos burocrático para a população”, completou o presidente da autarquia.

Confira quais serviços estão online:

- Renovação da CNH;

- Emissão do Licenciamento (agora impresso de forma online, em papel comum);

- Abertura do processo de transferência de propriedade;

- Mudança de município;

- Abertura do processo de primeiro emplacamento;

- Intenção de venda (para veículos adquiridos e emplacados a partir do dia 04/01/2021);

- Segunda via do CRV;

- Troca para Placa Mercosul (após abrir o processo pelo aplicativo, o cidadão deve agendar, no próprio aplicativo, o horário e local para fazer a vistoria veicular presencialmente);

- Inclusão de financiamento;

- Baixa de financiamento;

- Renovação para condutor PCD;

- Segunda via da CNH;

- Troca para CNH definitiva;

- Inclusão de atividade remunerada EAR na CNH (para motoristas profissionais e de aplicativo);

- Emissão de certidão do condutor;

- Solicitação da Permissão Internacional para Dirigir (PID) e muitos outros.

Serviços presenciais

Alguns serviços do Detran-MT ainda permanecem na modalidade presencial, tais como: abertura do processo para primeira CNH, mudança e adição de categoria da habilitação, processo de transferência de CNH de outro Estado, registro de estrangeiro, alteração de dados cadastrais (nome, nome de mãe, número de CPF) que precisam ser informados à Senatran, coleta de imagem, além da vistoria veicular, comunicação de venda, alteração de característica do veículo, regravação e substituição de motor, regravação de chassi, recurso de defesa e Jari.

Para realizar algum dos serviços presenciais é necessário o agendamento prévio do atendimento, que deve ser feito pelo site do Detran. CLIQUE AQUI PARA AGENDAR

Em caso de dúvidas e informações sobre serviços e procedimentos, o cidadão pode entrar em contato com o canal de atendimento Disque Detran pelo telefone (65) 3615-4800 ou pelo e-mail disquedetran@detran.mt.gov.br.

Fonte: Detran