Dia dos Namorados: 51% dos empresários acreditam em volume de vendas maior que em 2021

Mais da metade dos empresários (51%) têm a perspectiva de aumento no volume de vendas para o Dia dos Namorados deste ano, em relação ao ano passado, segundo a pesquisa Perspectiva Empresarial da Boa Vista. O estudo foi realizado especificamente para saber a expectativa do empresariado quanto ao volume de vendas para a data comemorativa.

Em 2021, apenas 17% dos entrevistados tinham essa mesma perspectiva, na comparação com o mesmo período de 2020. De acordo com Flávio Calife, economista da Boa Vista, mesmo com o cenário econômico ainda delicado para o consumidor, dado que a inflação não cedeu e os juros continuam subindo, alguns fatores podem impulsionar o consumo no curto e médio prazo. Isso deve estar contribuindo para essa perspectiva do empresariado neste Dia dos Namorados.

“As vendas no comércio podem ter reflexo da antecipação do 13º salário de aposentados e pensionistas, assim como a liberação do saque ao FGTS, que pode beneficiar milhões de trabalhadores”, analisa Calife.

Em segundo lugar, a pesquisa da Boa Vista, feita com cerca de 500 empresas, de micro, pequeno, médio e grande porte, dos segmentos do comércio, serviços e indústria, em nível nacional, identificou também que a maior parte das vendas para a data comemorativa deverá acontecer de maneira presencial, em lojas físicas, ainda que a intenção em realizar compras de forma on-line tenha apresentado um crescimento de três pontos percentuais (de 36% para 39%) na comparação com último ano.

"Estamos num processo de retomada. Mato Grosso é um estado que descola do Brasil por conta da economia pujante, que tem crescido e se desenvolvido em níveis maiores que os demais estados. Isso é muito bom para todos os empresários e esperamos que seja um dia de comemoração, com uma venda satisfatória do dia dos namorados a todos", comentou o presidente da Federação das Associações Comerciais e Empresariais de Mato Grosso (Facmat) e da Associação Comercial de Cuiabá (ACC), Jonas Alves.

Vendas e Setores

Enquanto isso, similarmente ao registrado no ano anterior, 50% dos empresários declararam que as vendas desta data representam em torno de 1% a 5% do faturamento total do ano. 25% dos entrevistados alegaram que as vendas no Dia dos Namorados representam mais de 5% a 10% do faturamento. 16% mais de 10% a 15% e 9% disseram que representam mais de 15%.

O setor de vestuário e calçados deverá ser o mais procurado na data pelos consumidores, assim como demonstrou ter sido na data comemorativa anterior. Outros setores como o de alimentos, eletrônicos e telefonia também deverão ter aumento na procura segundo a opinião dos empresários entrevistados.

O ticket médio para a compra do presente de Dia dos Namorados deste ano deverá ser em torno de R$ 171, contra os R$ 146 registrados em 2021. E a perspectiva é de que 50% dos consumidores gastem mais que nos anos anteriores. Ano passado 33% tinham essa expectativa. Ainda de acordo com o estudo, 77% dos empresários acreditam que os consumidores não deverão ultrapassar a casa dos R$ 200 por presente. (Com informações da Boa Vista)