Mais da metade das MPEs pretendem buscar por crédito para minimizar impactos da crise, aponta Boa Vista

Mais da metade das MPEs pretendem buscar por crédito para minimizar impactos da crise, aponta Boa Vista

As micro e pequenas empresas (MPEs) têm papel fundamental na recuperação da economia no pós-pandemia, pois representam grande fatia dos negócios no país. Com a perspectiva da retomada, esse grupo busca equilibrar as contas e garantir a sobrevivência.

Segundo pesquisa da Boa Vista, 52% das MPEs têm pretensão de procurar por crédito para minimizar os impactos da crise nos empreendimentos. Outras 20% dessas empresas estão avaliando a necessidade de crédito. 

A pesquisa aponta que os bancos foram listados por 78% dos empresários como opção para conseguir crédito. Esse resultado supera o registro de 2020, em que 65% consideravam a alternativa. 

Em seguida, familiares (13%) e amigos ou terceiros (5%) aparecem na ordem de preferência. As financeiras foram consideradas somente por 4% desse público. A queda é acentuada na comparação com o ano anterior, quando foi registrada uma taxa de 14% de intenção de aderir a esta modalidade de crédito.

Segundo o presidente da Federação das Associações Comerciais e Empresariais de Mato Grosso (Facmat) e da Associação Comercial de Cuiabá (ACC), Jonas Alves, o levantamento enfatiza a necessidade de apoio das autoridades políticas nas esferas municipal, estadual e federal aos micro e pequenos empresários, principalmente com iniciativas de inclusão aos programas de contratação de crédito.

“O setor privado das micro e pequenas empresas garantem o sustento das famílias que não têm nenhum tipo de auxílio e possibilitam a empregabilidade, mesmo em um momento difícil da pandemia”, frisa Jonas. 

O líder empresarial reforça a luta diária através da representatividade para priorizar esses negócios. "Estamos promovendo várias articulações políticas, medidas jurídicas, suporte de orientação e ações que ajudem na sobrevivência do setor que gera emprego e renda para milhares de famílias”, completou.

Equilíbrio

O levantamento da Boa Vista ressalta outra preocupação do setor durante a crise, o de equilibrar o fluxo de caixa. A redução de despesas operacionais (envolvendo a redução do quadro de colaboradores, renegociações para redução de salário e antecipação de férias) foi uma medida adotada por 27% das empresas neste ano. No ano passado, em compensação, a taxa contemplou 41% das entrevistadas. 

A renegociação com bancos foi apontada como opção por 20% - o que indica um crescimento de cinco pontos percentuais em relação ao último ano. As linhas emergenciais de crédito, que não foram mencionadas no ano passado, foram citadas por 10% das entrevistadas.

Ainda conforme a pesquisa, 50% das MPEs não conseguiu a contratação das linhas de crédito emergenciais, criadas pelo Governo Federal. Apenas 10% dos empresários buscaram e tiveram sucesso com a contratação no período em que a pesquisa foi realizada. Em paralelo, 24% dos entrevistados estão pensando em buscar mais informações sobre o tema, enquanto 19% afirmam que não pretendem usar esta linha de crédito. (Com informações da Boa Vista)


Fonte: Assessoria de Imprensa da Facmat