Inscrições abertas para o Brasil Mais, novo programa do Governo Federal

Com inscrição gratuita, o programa tem o objetivo de aumentar a produtividade e a competitividade das micro, pequenas e médias empresas brasileiras

O Brasil Mais é uma iniciativa do Governo Federal que tem por objetivo aumentar a produtividade e a competitividade das micro, pequenas e médias empresas brasileiras de todos os segmentos da indústria, comércio e serviços. O programa oferece soluções de baixo custo e de rápida implementação para melhorar práticas produtivas e gerenciais das empresas em um cenário de transformação digital.

O programa é coordenado pelo Ministério da Economia, com gestão operacional da Agência Brasileira de Desenvolvimento Industrial (ABDI) e execução pelo Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (SENAI) e pelo Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae).

O Sebrae levou para dentro do Brasil Mais a metodologia que a instituição aplica, em todo o Brasil, nas empresas de micro e pequeno porte por meio do projeto Agentes Locais de Inovação (ALI). Segundo o presidente do Sebrae, Carlos Melles, a previsão é que o Brasil Mais atenda 105 mil empresas ao longo de 2021 e 2022, sendo que o ciclo de atendimento em cada uma das empresas dura cerca de quatro meses: “Contaremos com um time de mais de mil agentes locais de inovação, que irão atuar em todos os estados brasileiros”. Os agentes locais são selecionados e capacitados pelo Sebrae para atuar nas micro ou pequenas empresas de comércio ou serviços, com o objetivo de promover a inovação para reduzir os custos e/ou aumentar o faturamento. Não há custo para os empresários pelo atendimento dos Agentes Locais de Inovação.

A Confederação das Associações Comerciais e Empresariais do Brasil (CACB) é parceira institucional do programa Brasil Mais. A entidade atua, há mais de 20 anos, no desenvolvimento das micro e pequenas empresas brasileiras por meio da metodologia de núcleos setoriais e do programa Empreender. Segundo o coordenador executivo da entidade, Carlos Rezende, o Brasil Mais possui o apoio da confederação, uma vez que “o compromisso da CACB é oferecer oportunidades para as micro e pequenas empresas se fortalecerem no mercado. O Brasil Mais, do Governo Federal, é uma iniciativa na mesma direção”.

Como participar

Gratuitamente, as empresas podem se inscrever e escolher um dos dois eixos de atuação do programa: Melhores Práticas Produtivas ou Melhores Práticas Gerenciais.

No site do programa, confira o Guia de Boas Práticas para empresas, com vídeos, infográficos e e-books. O guia visa a ajudar as empresas a mudarem seus sistemas de produção atuais para processos mais alinhados à transformação digital da economia.

Fonte: CACB