Presidentes das Associações Comerciais de MT participam da primeira reunião estratégica da Facmat em 2021

A Federação das Associações Comerciais e Empresariais do Estado de Mato Grosso (Facmat) reuniu na noite desta quinta-feira (11.02), para o primeiro encontro estratégico do ano, presidentes das diversas Associações Comerciais vinculadas à entidade no Estado. No evento, realizado por videoconferência, os líderes discutiram sobre vários assuntos de relevância para a classe empresarial de Mato Grosso, além de estreitar e fortalecer o relacionamento entre as Associações e as cidades onde estão presentes.

De acordo com Jonas Alves, presidente da Facmat e da Associação Comercial e Empresarial de Cuiabá (ACC), a primeira reunião da entidade teve a finalidade de promover discussões de grande repercussão para a classe empresarial do Estado, o que inclui dialogar sobre a política de posicionamento da entidade no cenário econômico estadual, apoio às parcerias do sistema, alinhamento, foco e objetivo das Associações, além de assuntos internos como a importância de adequação empresarial quanto à Lei Geral de Proteção de Dados (LGPD).

“É uma satisfação estarmos aqui para a nossa primeira reunião de trabalho, somos uma família e precisamos trabalhar juntos. Por isso, a importância de discutirmos nossas ações em conjunto, prezando sempre pelo associativismo”, declarou o presidente.

Na sequência, os presidentes presentes na videoconferência falaram um a um sobre as primeiras ações realizadas pelas entidades em 2021 nos municípios.

“Já tivemos várias ações, estamos nos aproximando mais dos vereadores e prefeito da nossa cidade, buscando dialogar sobre nossas preocupações, como o aumento do número de vendedores ambulantes. Creio que faremos uma boa gestão”, apontou a presidente da Associação Comercial de Diamantino, Sandra Baierle.

Assim como Sandra, outros presidentes também falaram da busca pela aproximação com as respectivas Câmaras Municipais e Prefeitura, neste início de ano.

“Estamos trabalhando para construir uma integração maior com a Câmara Municipal e esperamos aprender bastante também com todos vocês colegas das Associações”, comentou o presidente da Associação Comercial de Primavera do Leste, Jocelino Soares Godoi.

O presidente da Associação Comercial de Sorriso, Sávio Júnior Zaniolo, ressaltou sobre a importância do debate para somar nas decisões políticas administrativas. “É um prazer imenso participar dessas reuniões e poder contribuir para equalizar nas decisões políticas administrativas do nosso Estado”, frisou.

LGPD

Ainda no encontro, o assessor jurídico da Facmat, Rafael Furman, apresentou uma explicação sobre a Lei Geral de Proteção de Dados (LGPD). Segundo o advogado, a lei, que entrou em vigor em 18 de setembro do ano passado, regulamenta o uso, a proteção e a transferência de dados pessoais no Brasil.

“A lei obriga as empresas a realizarem procedimento adequado de dados, sob pena de penalidades, que passarão a ser impostas a partir de agosto deste ano”, explicou o advogado, que reiterou sobre a necessidade dos empresários se adequarem para não sofrerem as penalidades administrativas. Ele se colocou à disposição dos presidentes para maiores esclarecimentos acerca da lei.

CACB Digital e Academia do Associativismo

O presidente da Facmat, Jonas Alves, falou sobre os produtos e serviços oferecidos às entidades, como o certificado digital, que traz segurança e validade jurídica em documentos assinados eletronicamente. Já a Academia do Associativismo tem como foco a transformação digital.

“Precisamos defender os serviços que oferecemos, porque isso gera recursos para as nossas Associações Comerciais. Temos que vestir a camisa do associativismo e defender os nossos produtos”, asseverou.

Sobre a Facmat

A Facmat representa 56 Associações Comerciais e Empresariais no Estado e mais de 18 mil empresas de todos os segmentos econômicos. Integra a CACB - Confederação das Associações Comerciais e Empresariais do Brasil, sistema associativista composto por mais de 2300 Associações em todo o país, com mais de 2 milhões de empresários.

Redação: Assessoria de Imprensa da Facmat